Cartier
Cartier, a empresa de renome mundial, remonta a uma pequena joalheria na rue Montorgueil, 29, em Paris, que Louis-François Cartier assumiu em 1847 de seu professor Adolphe Picard.
Inicialmente, a joalheria era feita com artesanato puro. O fundador da empresa, com seus extraordinários produtos, conseguiu atender a nobre clientela da princesa Mathilde, sobrinha de Napoleão I e prima do imperador Napoleão III. , para que nada impedisse a expansão da gama de produtos com relógios de bolso exclusivos.
Foi Alfred Cartier, filho do joalheiro, que também convenceu seu pai a desenvolver os primeiros relógios de pulso e incluí-los na linha de produtos da Maison Cartier. Em 1898, o filho de Alfred Cartier, Louis, também se juntou aos negócios da família. Além de relógios de bolso e de pulso, ele também fez relógios de pêndulo na Cartier
O início do século XX celebra o início de uma história gloriosa para os relógios da casa Cartier. Nessa época, surgiram os famosos clássicos Santos (1906), Tank (1917) e Pasha (1932).
Alguns modelos de relógios
Cartier Santos
Numa lista dos relógios masculinos mais conhecidos do mundo, o Santos by Cartier tem de estar presente. O Santos foi feito para o pioneiro do voo brasileiro, Alberto Santos Dumont, que também foi o responsável pelo nome. A história de fundo para o desenvolvimento do relógio era basicamente banal. Santos Dumont, notando que a leitura de um relógio de bolso, comum na época, era difícil durante o voo, e por isso encomendou um relógio apropriado ao seu amigo Louis-François Cartier. Em 1906 Santos Dumont conseguiu, o primeiro voo motorizado público do mundo – com o Cartier “Santos” no pulso.
O primeiro Santos era feito de ouro e com uma pulseira de couro marrom. Característica do Santos é a caixa angular, a transição perfeita da caixa para a pulseira, bem como em muitas versões os parafusos visíveis na luneta e na pulseira de aço.
Existem agora três versões diferentes do cobiçado relógio masculino. A escolha é entre Santos de Cartie Galbée, Santos 100 e Santos-Dumont. Este último é a peça mais exclusiva da coleção e, com a pulseira em couro de crocodilo e a caixa dourada, é a lembrança mais forte do relógio de aviação, vendido em 1911.
Tanque Louis Cartier
“Um tanque, é um tanque, é um tanque” que foi o slogan da Cartier no lançamento do Tank Anglaise. A declaração referia-se ao modelo mais solicitado de todos os tanques: o Tanque Louis Cartier do ano de 1922, também conhecido como tanque LC para colecionadores.
O tanque Louis Cartier nomeado após a palavra inglesa “tanks” para tanques do tamanho de um selo (dimensão exata – 33,5 x 25,5 mm) foi o segundo após o tanque padrão 1919. O modelo exclusivo de metais preciosos com uma coroa de pérolas e uma cabochão de safira, também foi usado pelo próprio Louis Cartier e é considerado um modelo de referência entre os relógios tanque. O modelo continua a ser popular entre designers e artistas, incluindo Andy Warhol, Alain Delon, Clarke Gable, Catherine Deneuve e Duke Ellington.
Tanque Américaine
O Tank Américaine é um clássico dos relógios Cartier. A história do relógio está intimamente ligada à história da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a Maison Cartier doou ao corajoso comandante em chefe das tropas americanas, General Pershing, um protótipo de seu novo relógio, grato pela libertação da França. Enquanto isso, o Tank Américaine está disponível em uma variedade de designs e três tamanhos diferentes. Seja ornamentado em ouro branco ou vermelho com diamantes ou clássico com pulseira de couro e caixa em ouro amarelo, todos têm em comum o mostrador simples com algarismos romanos e ponteiros azuis em forma de espada. Os relógios são equipados opcionalmente com quartzo ou movimento mecânico com corda automática.