Prada
Prada é uma das marcas mais icônicas da história da moda. Os designers por trás da marca se esforçaram continuamente para serem inovadores, mantendo seu estilo classicamente refinado. A Casa da Prada provou sua longevidade, e o nome Prada ainda será procurado nos próximos anos. Aqui está a história da Prada e o famoso nome.
A primeira loja Prada abriu em 1913 na prestigiada Galleria Vittorio Emmanuele II em Milão, Itália. Mario Prada abriu a loja de artigos de couro com seu irmão, Martino. A loja vendia bolsas, baús, vapores e acessórios de viagem.
Em 1919, a Prada recebeu o título de Fornecedor Oficial da Casa Real Italiana. Essa prestigiosa distinção permitiu que a Prada exibisse o brasão de armas da Casa de Sabóia e o design de corda com nós em seu logotipo de marca registrada. Esta honra é o que faz da Prada um símbolo da aristocracia italiana.
Essa história da Prada fica ainda mais interessante. No estilo patriarcal da época, Mario Prada não acreditava que as mulheres deveriam trabalhar fora de casa. Ele excluiu seus familiares do sexo feminino de trabalhar para sua empresa. Ironicamente, seu único filho não tinha interesse nos negócios da família. Sua filha Luisa Prada assumiu o negócio da família como sucessora de Mario e o administrou por quase vinte anos.
Em meados da década de 1970, a filha de Luisa, Miuccia Prada, juntou-se à mãe nos negócios da família. Miuccia inicialmente se dedicou ao design de acessórios. Ela continuou a tradição de produzir malas e malas de alta qualidade para os negócios da família.
Em 1977, Miuccia Prada conheceu Patrizio Bertelli, um jovem italiano com seu próprio negócio de artigos de couro. Ele se juntou aos negócios da família Prada e sua parceria com Miuccia levou a história da Prada em uma nova direção. A criatividade sofisticada de Miuccia e a intuição empreendedora de Bertelli ajudaram a expandir o negócio da Prada.
A empresa adicionou calçados à sua crescente linha de produtos em 1979. Sua primeira coleção de calçados femininos foi bem recebida. O negócio continuou a crescer e ganhar atenção. A Prada expandiu sua rede de lojas de propriedade direta em mercados em todo o mundo. As lojas eram conhecidas por sua estética limpa, bem como pelo tom verde único que as paredes foram pintadas. A cor ficou conhecida como “Prada Green”. A primeira “loja verde” abriu em Milão na Via della Spiga. Boutiques em Londres, Madri, Tóquio, Paris e Tóquio se seguiram.
O sucesso global da marca Prada empurrou Miuccia Prada e Patrizio Bertelli em novas direções. Uma linha de moda feminina foi introduzida no final dos anos 80. A primeira coleção outono/inverno da Prada estreou nas passarelas de Milão em 1988. Os designs eram distintos devido às suas cinturas rebaixadas e cintos estreitos. O mundo da moda se apaixonou pelas linhas limpas, tecidos luxuosos e seleções de cores da Prada. A história da Prada mudou quando se tornou uma das marcas mais cobiçadas do mundo da moda no início dos anos 90.
A Casa Prada Hoje
Miuccia e Bertelli se casaram em 1987, e a dupla ainda está no comando dos negócios da família Prada. A indústria Prada abriga várias marcas menores, como Miu Miu, Church’s, Car Shoe e Pasticceria Marchesi. O coração do negócio ainda é a marca Prada. O clássico Prada Linea Rossa foi relançado em 2018 com grande aclamação. Prada está definitivamente aqui para ficar.
Embora a história da Prada seja longa, sabemos que você não se cansa da Casa da Prada até hoje. Você também vai querer ver nosso artigo sobre o que torna a bolsa-coco da Prada tão icônica para saber mais sobre o impacto desta casa de moda no mundo do design de luxo e acessórios femininos.