Balenciaga
Quase todo mundo conhece a marca Balenciaga . Cardi B até canta sobre a marca em sua música popular ‘I like it’. Ela canta “Eu gosto dessas Balenciagas. Aquelas que parecem meias.” Onde ela se refere aos Speed Sneakers da Balenciaga. Mas de onde veio essa marca?
Christopher Balenciaga
O mestre por trás da Balenciaga é Cristóbal Balenciaga. Nasceu em 1895 na Espanha. Em 1917 ele abriu sua primeira casa de alta costura chamada ‘Eisa’, que era a abreviação do nome de solteira de sua mãe. Por causa da guerra civil ele teve que se mudar para Paris, onde abriu uma nova loja em 1937. Aqui nasceu a marca Balenciaga. A apresentação da primeira coleção foi um grande sucesso de imprensa e compradores.
Nos anos 50 e 60 a Balenciaga era conhecida por suas formas grandes e inusitadas. Ao contrário de outros designers, ele usou linhas fluidas, ombros largos e grandes volumes. Com a usabilidade, precisão e fascínio de suas roupas, ele conquistou um lugar na moda da época. A Balenciaga era conhecida pelo casaco Cocoon, pela saia Balloon e pelo vestido Sack. Cristóbal não começou um design com esboços como a maioria dos outros designers. Ele começou com o tecido imediatamente e criou roupas assim.
Em 1960, Balenciaga desenhou o vestido de noiva para Fabiola De Mora Y Aragón quando ela se casou com o rei Baudouin I da Bélgica.
Depois desses anos de sucesso veio um período mais tranquilo e Cristóbal Balenciaga faleceu em 1972. Por alguns anos nada aconteceu até que o Grupo Bogart ganhou a propriedade da Balenciaga House em 1986. Eles contrataram Michel Goma como diretor criativo. Ele criou uma coleção colorida de prêt-à-porter chamada Le Dix.
Josefo Thimister
Em 1992, Josephus Thimister, que você pode ver abaixo, tornou-se diretor de criação e elevou o status da Balenciaga a high-end. Mesmo assim, ele arruinou sua carreira na Balenciaga com um desfile em 1997, onde o público saiu.
Nicolas Ghesquiere
Seu acompanhamento foi Nicolas Ghesquière, que foi diretor criativo entre 1997-2012. Ele é conhecido por criar a bolsa ‘IT’ Lariat, as botas gladiadoras e estampas hiperflorais. Durante seu tempo na Balenciaga, ele realmente se colocou no mapa como designer. Durante este período de tempo o Grupo de Luxo Global Kering adquire a Balenciaga House.
No período entre 2012-2015 Alexander Wang foi o diretor criativo. Ele deu à marca um toque muito americano e jovem. Ele trouxe de volta muitas das silhuetas tradicionais com as formas grandes e inusitadas.
Atualmente Demna Gvasalia
Atualmente Demna Gvasalia é a diretora criativa. Ele misturou a abordagem vanguardista da Balenciaga e sua afinidade com o streetwear confortável e criou roupas oversized, volumosas, lúdicas e funcionais. Sua missão é “Roupas de luxo para serem usadas, não bolas de naftalina; produto que é desejável sem perder sua integridade como algo prático.”
É também assim que conhecemos a Balenciaga hoje em dia. Grandes camisetas oversized, sapatos volumosos (tênis Triple S) e cordas estilo quimono. Mal podemos esperar para ver o que esta marca fará nos próximos anos.